terça-feira, 22 de agosto de 2017

A INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO PAULO SARASATE

A inauguração do Ginásio Paulo Sarasate obteve grande repercussão em Fortaleza, sendo amplamente divulgada através da imprensa. O Augusto Borges, apresentador do Show do Mercantil, conseguiu que seu programa fosse realizado no próprio ginásio, no dia da inauguração.
Para o Big Brasa foi motivo de muita expectativa, pela novidade de tocarmos em um ginásio coberto em um evento tão importante como aquele. Durante a semana estivemos no local para conhecer os equipamentos (da marca Quasár) e participar dos testes de som do ginásio.
No sábado, dia da inauguração, chegamos bem cedo ao ginásio para montar nosso instrumental e fazer um rápido ensaio com os cantores cearenses que iriam se apresentar. Naquele dia o Conjunto Big Brasa acompanhou o nosso amigo, cantor e compositor Belchior em uma canção magnífica, de sua autoria. 

É difícil para um conjunto musical se apresentar em um ginásio coberto, que não foi construído para eventos musicais. Por sua acústica, os sons se misturam e retornam de várias partes, num eco que confunde cada músico e atrapalha o ritmo e o andamento das músicas. Um dos macetes que descobri, era o de me posicionar meio de lado, com a guitarra, de maneira que facilmente pudesse visualizar o pedal da bateria, para sincronizar visualmente minha marcação e os compassos. Deste modo conseguia manter o ritmo. Para resolver parcialmente esse problema tivemos, em outra oportunidade, que montar um palco com tapadeiras ao fundo, além de utilizar um bom sistema de caixas acústicas para retorno do som. No referido ginásio chegamos a nos apresentar várias vezes com inúmeros cantores do Pessoal do Ceará, como o próprio Ednardo e Belchior e também artistas nacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!