terça-feira, 22 de agosto de 2017

A PREPARAÇÃO E O LANÇAMENTO DO LIVRO


E foi assim que tudo aconteceu: aproximadamente depois de quase um ano estava com o livro pronto e revisado – “O Big Brasa e Minha Vida Musical” – Anos Dourados. A capa foi elaborada por mim, com uma montagem sequencial de fotografias de todas as épocas de minha vida desde a infância até a existência do Big Brasa. Encaminhei tudo para a gráfica para uma pequena edição de mil exemplares.

Em seguida pensei em um local apropriado para a festa de lançamento do livro, que fosse de igual modo atraente e trouxesse boas lembranças a todos. Como o Balneário Clube de Messejana não mais existia, a referência que achei foi o antigo Restaurante Tremendão, também às margens da Lagoa de Messejana. Quem o gerenciava em 1999 cedeu todas as instalações, mas em princípio notei que não acreditava nas centenas de pessoas que eu disse que compareceriam ao evento. Mas em pouco tempo, em face da nossa movimentação que ele acompanhava de perto, da divulgação de notas na imprensa ressaltando a importância daquela festa, ele rapidamente a trabalhar para bem aproveitar a ocasião. É importante ressaltar que não houve da nossa parte nenhum objetivo financeiro neste evento e apenas o interesse de todos em assinalar a data, encontrar os amigos e amigas, familiares e fãs do Conjunto Big Brasa e demais grupos no evento. Todos os diferentes conjuntos musicais participaram gratuitamente da festa. A motivação era única!

Na definição de quem participaria da festa a grata surpresa ao fazer contato com amigos, particularmente com o Luisinho Magalhães e seus irmãos Sebastião, Vicente e Antonio Magalhães, que representaram “Os Faraós”. Em segundo lugar, o Sebastião tocaria na banda se apresentaria na banda Túnel do Tempo, de nosso amigo Wálter.

Enfim tinha chegado o grande dia! Como sempre fazia nos tempos do Big Brasa estive na parte da tarde para dar uma olhada nos equipamentos, no palco, no teclado que também iria usar (Yamaha DX7) e também nas mesas de som e de iluminação. Lembro ainda que o nosso amigo Albano, também músico, contribuiu demais para a iluminação do show! Enquanto nós conferíamos aqueles detalhes notava que os funcionários do Tremendão estavam muito envolvidos no sentido de tornar a casa mais bonita e agradável, pois seus gerentes tinham percebido a dimensão da festa e se esforçavam para decorar o ambiente com motivos da Jovem Guarda e Anos 60. E assim o ambiente ficava cada vez melhor.    

Quando retornei ao Tremendão à noite para o início da festa a animação e o entusiasmo com os reencontros de todas as pessoas que já estavam chegando eram grandes. Naquela oportunidade destaco a especial participação do Cesar Barreto que realizou várias entrevistas para a televisão e diversas outras filmagens. Destaco agora como as mais importantes uma entrevista que ele fez com o meu pai Alberto Ribeiro, seguida da palavra do nosso primo e amigo Carló, que falou sobre a existência do Conjunto Big Brasa, do qual ele foi um dos fundadores.

Naquele instante, com muita gente chegando fui chamado para autografar os livros, recepcionando os nossos convidados na entrada do Tremendão em uma mesa preparada com vários exemplares do livro e uns arranjos alusivos aos Anos 60, além da presença de duas garotas, a Sandra e a Rosiane, as quais vestidas com blusas que estampavam a capa do livro recebiam as pessoas e depois as conduziam até as mesas. Fiquei muito emocionado ao autografar dezenas de livros para muitas pessoas, como os amigos e amigas do Conjunto Big Brasa, convidados, familiares, frequentadores de nossas festas nos Anos 60, várias pessoas de Messejana e muitas outras que nem sequer conhecia. Nestes instantes dos autógrafos, ao mesmo tempo estava sendo filmado por um cinegrafista da TV Educativa, que também tinha participado do Big Brasa como um de nossos auxiliares, o Sérgio Alves.

Na abertura da festa houve a apresentação do Conjunto Big Brasa, com um repertório muito animado e marcante e com muitos músicos que o integraram em suas diferentes fases. No início, antes de começar a tocar, fiz um agradecimento, em primeiro lugar a Deus, em seguida a meus pais e a todos os amigos e convidados para aquele momento especial de minha vida. E então começamos a música, empolgando todo aquele pessoal em uma verdadeira volta aos embalos dos Anos 60.

O Conjunto Big Brasa se apresentou com a participação de um grande número de ex-integrantes e também de fundadores do grupo. Dentre eles o saudoso Carlomagno Lima (Carló), meu primo, amigo e contrabaixista (in memoriam); Edson Girão (guitarrista e vocalista); os pistonistas Airton França e Mairton Vitor (in memoriam), os bateristas Severino Tavares e Edir Bessa; Cesar Barreto (vocalista e guitarrista), João Dummar (guitarrista e vocalista); Cláudio Pereira e Lucius Maia (contrabaixistas) e Luciano Franco (tecladista).

Na sequencia tivemos uma representação dos Rataplans com o Conjunto Big Brasa através de nosso amigo Cesar Barreto, o qual muito contribuiu para abrilhantar aqueles momentos fazendo uma bela apresentação dos grupos, realizando entrevistas para a televisão e para a equipe que nós mesmos contratamos para filmar aqueles importantes e significativos momentos registrando tudo para um compartilhamento futuro. Mais um grupo musical se apresentou naquela noite, o Remember Beatles. Completamente integrados logicamente ao ambiente musical eles ficaram muito satisfeitos em participar de um evento daquele tipo, que estivesse reunindo bons músicos de diferentes épocas. A formação desse grupo: Fábio na guitarra solo, Silvio Star na bateria, Ricardo na guitarra base e Walter no baixo. Após a apresentação fotografamos juntos, oportunidade que exibiam exemplares do livro autografados.

Na sequencia a banda Túnel do Tempo empolgou todos os presentes, apresentando um repertório selecionado com as músicas de maior sucesso na Jovem Guarda. Os Faraós, com sua formação original, fizeram outra importante parte do show, com os irmãos Luisinho Magalhães (guitarrista e vocalista), Antonio Magalhães (baterista); Vicente (guitarrista e vocalista) e Sebastião Magalhães (contrabaixista). O grupo fez uma bela apresentação, contagiando o público com canções marcantes! Participei ao teclado em algumas músicas, assinalando a época em que estive como tecladista nos Faraós e relembramos bons momentos. Importante destacar ainda a presença do excelente grupo Remember Beatles e sua apresentação marcante, logicamente apresentando os maiores sucessos dos Beatles. Com o Tremendão superlotado os presentes se divertiam a valer, cada um a seu modo, enquanto os conjuntos se sucediam no palco empolgando a todos. Muitos conversavam com antigos companheiros, dançavam ou simplesmente observavam e curtiam uma seleção de músicas especiais. 

Os meus pais, Alberto Ribeiro e Zisile (in memoriam) estavam radiantes por rever todos os ex-integrantes do Conjunto Big Brasa, os nossos amigos músicos das diversas outras bandas, os parentes, os amigos, os fãs. Tenho certeza que eles gostaram muito daquele dia. Há reportagens em vídeo que comprovam o clima de satisfação reinante naquele ambiente mágico!

Fiquei muito feliz naquela oportunidade e emocionado várias vezes. Tudo representava para mim um verdadeiro prêmio pela missão cumprida, objetivo realizado e os sonhos todos transformados em fatos relatados em um livro! Nunca tinha imaginado uma recepção tão boa, onde tudo saiu conforme o planejamento, com tantas pessoas a prestigiar aquele evento, no qual nós sentíamos um clima de descontração, magia no ar e muita animação. Foi incrível!


Mas o que aconteceu nos últimos 18 anos? Depois do lançamento do livro? Muitos encontros musicais e fatos pertinentes à música que tenho enorme prazer de compartilhar novamente com você, ao longo dos seguintes registros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!