terça-feira, 22 de agosto de 2017

Há 18 anos, em 1967, o lançamento do livro: "O Conjunto Big Brasa e Minha Vida Musical"


1999 - O primeiro livro sobre a música dos Anos 60 do Ceará!



Em 1988 tive a ideia de escrever um livro sobre o Conjunto Big Brasa e toda a minha vida musical, que em 2017 completará 50 anos. E assim foi feito. Com muito empenho, dedicação ao projeto e contatos diversos com membros do Big Brasa, amigos, admiradores e fãs, conseguimos reunir dados suficientes para fazer um registro digno da existência do Conjunto Big Brasa, sua brilhante passagem pela televisão cearense e por várias cidades do Ceará e de todo o Nordeste.  Muito se falou sobre o conteúdo desta primeira edição, de 1999, mas é a primeira vez que eu descrevo como foi o lançamento de meu livro, a festa, os reencontros. Vejam os detalhes a seguir.

Como toda ideia só se concretiza com esforço e trabalho o livro ficou pronto após quase um ano de trabalho, em 1999. O amigo César Barreto, também músico e quase um irmão, pela proximidade de nossas famílias, que foi um antecessor do Conjunto Big Brasa com seu excelente Conjunto Os Rataplans fez a revisão do livro. E finalmente, com 164 páginas repletas de histórias diversas e fotografias o livro ficou pronto. Muita gente me dizia, “eu vou fazer isso, vou escrever aquilo”, mas nunca partiam para a realidade de fato. E assim eu decidi e consegui, com a ajuda de Deus, registrar a história, que foi retratada fielmente, destacando o que o Conjunto Big Brasa fez pela música do Ceará nos Anos 60 e pelo nome de Messejana, em especial ajudando sempre, muitas vezes gratuitamente, o Balneário Clube de Messejana.

E o sonho do livro se transformou em realidade em 1999, há 17 anos!

Já faz 17 anos do lançamento do livro. Eu mesmo decidi a escrevê-lo, primeiramente porque gosto muito de escrever, de registrar fatos. Parece que tudo “foi ontem” como dizem. Esta foi a primeira iniciativa do gênero no Ceará, a de escrever um livro que contasse a história da música dos Anos 60 em Fortaleza, os componentes do Conjunto Big Brasa, os conjuntos da época, os instrumentos, as dificuldades que os músicos encontravam para adquirir simples acessórios, as inúmeras viagens do Conjunto Big Brasa pelo nordeste etc.

O livro e “uma festa de arromba” em seu lançamento

Além disso, vários aspectos foram amplamente abordados, como a participação do Conjunto Big Brasa na televisão cearense, particularmente na TV Ceará, Canal 2, da extinta Rede Tupi de televisão, os principais clubes de Fortaleza, o profissionalismo que o Conjunto Big Brasa sempre demonstrou ao longo de sua existência, o seu vestuário elegante.

Ainda foi destacada a presença de meu pai Alberto Ribeiro e de minha mãe, D. Zisile, como apoiadores incondicionais do Big Brasa desde o início, como eram realizados os ensaios, o estilo do repertório, o desejo da profissionalização, os contratos e os horários, como era Fortaleza e os principais clubes da época, a estréia do Conjunto Big Brasa no Balneário Clube de Messejana, as viagens para fora do Estado, os transportes que o conjunto usava e os aniversários do Big Brasa, sempre com festas muito badaladas e presença maciça daqueles que gostavam da boa música.

O lançamento do livro “O Big Brasa e Minha Vida Musical”, em 1999!

Em uma brilhante festa realizada no Restaurante “Tremendão”, às margens da Lagoa de Messejana, com a participação do Conjunto Big Brasa e muitos de seus integrantes, além dos conjuntos amigos Os Faraós, Túnel do Tempo e a participação dos Rataplans através de seu líder César Barreto, centenas de pessoas se divertiram a valer com as músicas da Jovem Guarda, Anos 60, além das principais músicas do repertório do Conjunto Big Brasa que marcaram nossas lembranças até hoje, como o prefixo And I Love Her, dos Beatles.

Ampla divulgação na imprensa

Além da divulgação na imprensa há que se destacar a gravação de quase todos os momentos do evento pela Televisão Educativa do Ceará (TVE) da extinta FUNTELC.
Um jornal de São José dos Campos, São Paulo, minha cidade natal, publicou uma matéria intitulada “Big Brasa, excelente Conjunto Musical dirigido por um joseense!”.
Muitas pessoas, inclusive o empresário que dirigia o Tremendão naquela época não acreditava que precisasse de muito espaço! Ele não conhecia o que o Conjunto Big Brasa tinha representado para Fortaleza na época. E como tinha marcado forte presença e deixado uma saudade enorme por muitos de nossos amigos até hoje. E ficou surpreso, muito mesmo, com a chegada de centenas de pessoas ao Tremendão, que já plenamente lotado não podia sequer receber todos os convidados. Foi na realidade o que se chamava na “Jovem Guarda”, de “Uma festa de arromba”, lembram disso?

A brilhante apresentação do evento

O nosso músico e amigo César Barreto, possuidor de múltiplas habilidades, fez várias entrevistas, todas gravadas para a televisão e para o acervo do Conjunto Big Brasa. Entrevistou o meu pai Alberto Ribeiro, que era conhecido como “Mestre Alberto”, por todos que conheciam o Conjunto Big Brasa. Da mesma forma produziu uma entrevista com o nosso primeiro contrabaixista, meu primo e amigo Carlomagno Pereira Lima – o Carló, como era chamado (in memoriam). Também apresentou todo o show em palco, participando inclusive de inúmeras músicas, como guitarrista e cantor, como integrante dos Rataplans, e como membro do Conjunto Big Brasa, considerado como muitos um “Eterno Big Brasa”. Mais uma vez nossa gratidão ao amigo César Barreto, pela total ajuda na grande apresentação que ele fez no dia do lançamento do livro.

Os autógrafos para os convidados

Na entrada do Tremendão passei bons momentos emocionado e recepcionando os amigos e todos os convidados, muitos dos quais pediam o autógrafo no livro, sobre o Conjunto Big Brasa. Fiquei muito feliz com o resultado, tanto que até hoje, passados 17 anos, lembro daquela noite especial.

Demais conjuntos musicais de amigos

Marcaram presença os conjuntos: Big Brasa, com diversas formações, onde os componentes se alternavam. Os Faraós, do qual também fiz parte por um período de três anos (com a presença dos irmãos Luisinho Magalhães, Antonio, Vicente e Sebastião); o Túnel do Tempo e o espetacular Remember Beatles; e Os Rataplans também conosco, através de seu líder César Barreto, que fez um show muito bom.

A presença marcante de amigos

A quantidade de amigos, músicos, fãs, admiradores era muito grande que a emoção não me permitiu registrar todos os nomes neste texto. Nas imagens gravadas depois visualizamos todos os presentes. Encontrei com alguns colegas de Faculdade, do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, no qual participei da primeira turma de Licenciatura em Música, depois que foi encampado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Também alguns colegas das televisões nas quais trabalhei como produtor musical, sonoplasta e músico.

O ambiente propício

Às margens da Lagoa de Messejana, cercado de amigos e de excelentes músicos, realizei um sonho. O de ter escrito algo sobre o Conjunto Musical Big Brasa. O clima se tornava contagiante em razão dos sucessivos encontros, abraços, música boa o tempo inteiro por parte daquelas bandas amigas. Um clima de fraternidade existia realmente. E vale ressaltar que a presença de todos os conjuntos foi gratuita. A organização do evento, de nossa parte, também foi totalmente de graça para todos. O objetivo era único, o de marcar, registrar, documentar uma temporada inesquecível em nossas vidas, que compartilho agora com todos aqueles que lá estiveram presentes e na oportunidade mais uma vez agradeço. Notava-se que as pessoas estavam muito alegres, pela música, pelos reencontros, pelas lembranças recuperadas. Enfim - uma festa da qual quem participou não esquecerá nunca.


Muitos amigos do Conjunto Big Brasa que se encontram hoje em um grupo que criamos no Facebook nos incentivam para novas empreitadas musicais. Quem sabe, para comemorar, em 2017, os 50 anos ligados à Música.

A presença ainda do Conjunto Big Brasa

São vários os registros do Conjunto Big Brasa e sua evolução no tempo em Fortaleza, no Ceará e no Nordeste. Recortes de jornais, inúmeras fotografias, vídeos no Youtube e um site específico sobre o Conjunto Big Brasa. De vez em quando, apesar de terem se passados anos após o encerramento das atividades profissionais do Conjunto, pessoas me abordam nos mais diferentes locais e perguntam: “você é aquele guitarrista do Big Brasa?” ou coisas assim. E nos contatos se referem a um ou outro fato que lembram. Isso é muito bom, saber que os registros ficaram. Experimente pesquisar no Google por Big Brasa e confira as referências.


Também mencionada em meu livro, em detalhes a realização de duas festas, realizadas no Balneário Clube de Messejana, dos “20 Anos de Embalo”. Vídeos, fotografias e sucesso ao reencontrar amigos do Conjunto Big Brasa e conjuntos como Os Faraós, Os Rataplans e Túnel do Tempo, para relembrarmos tudo de novo. Ambas as festas tiveram repercussão magnífica e presença marcante. Com diversos vídeos desses eventos no Youtube eu fiquei feliz em saber que muitas pessoas os estavam copiando para realizar tertúlias em suas casas, relembrando o tempo do Conjunto Big Brasa e dos Anos 60!
E agora, o que virá?

Certamente uma nova publicação minha a respeito do Conjunto Big Brasa, no sentido de atualizar musicalmente tudo o que aconteceu “de lá para cá”. A gravação de muitos temas por mim, João Ribeiro, no sentido de registrar trilhas sonoras de minha autoria para umas apresentações em vídeo e outros fins.

Espero que esta iniciativa de escrever um livro sobre a música possa ser disseminada e que outros mais venham, após 17 anos, para enriquecer nossas lembranças. E desejo tudo de bom para todas as iniciativas neste sentido. “Tudo o que é bom, deve ser copiado”, já ouvi dizerem isso. Um abraço em todos os amigos.


Por João Ribeiro da Silva Neto (Beiró)
Guitarrista-solo e fundador do Conjunto Big Brasa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!