quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A presença marcante do “Mestre Alberto”


A presença marcante do “Mestre Alberto”



Alberto Ribeiro da Silva, meu pai. O Mestre Alberto, como alguns o chamam até hoje, teve presença marcante no Big Brasa.
 
Apreciador fanático da boa música, independente do estilo, mesmo sem conhecimentos teóricos sobre o assunto sempre demonstrou ter bom ouvido, pois como ele próprio diz, sabia quando “alguma coisa estava errada”. Acompanhou o Big Brasa por uns três anos. Nas festas ele ficava circulando, ouvindo o som do conjunto dos diferentes pontos do clube para nos informar se estava bom ou não. Volta e meia trazia elogios recebidos ou reclamações (quase sempre de diretores ou dos coroas) sobre o alto volume de som do grupo. Cuidava dos contratos e de receber e distribuir os cachês para o grupo, na base de 10 por cento do líquido para cada participante. Exerceu fundamental papel, também, como orientador do conjunto, uma espécie de guru. 

Apesar de ser um ardoroso apreciador da música, ele sempre nos alertava para o fato de que o conjunto poderia “não dar camisa a ninguém”, querendo dizer que deveríamos estudar e ter outra profissão, tendo em vista as dificuldades que os músicos encontram, via de regra, para sobreviver apenas da música, de modo especial numa região pobre como a Nordeste.  

João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!