quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma recompensa merecida


Uma recompensa merecida


Em 1972 enfrentamos a maior jornada de trabalho no final do ano. Para dar uma idéia da procura pelo conjunto, no mês de outubro o Big Brasa já tinha contratos assinados para quase todo o mês de dezembro. Quase chegamos a preencher totalmente nossa agenda. Isso pelo fato do grupo estar atravessando uma excelente fase e muito bem divulgado, tanto em Fortaleza quanto no interior cearense.

Durante o mês de dezembro foram 28 bailes, uma grande maratona de festas. Nesse mês de dezembro nós tocamos ininterruptamente quase o mês inteiro, “que nem cantiga de grilo”, como diz o matuto. Um trabalho árduo e cansativo, mas que todos desempenhavam com facilidade, em razão principalmente do gosto pela música. O dinheiro que ganhávamos era considerado por todos nós apenas como uma conseqüência daquele trabalho. Em todos esses bailes, sem exceção, posso afirmar que o Big Brasa apresentou-se muito bem. O repertório, o nível técnico-profissional dos participantes e o alto astral do grupo foram fatores determinantes do sucesso obtido. 

Nesse período tivemos até que contratar mais bigus e um motorista para nos ajudar, de forma que eu pudesse estar completamente livre para retornar para casa tão logo as festas acabassem, sem o trabalho de dirigir transportando equipamentos. Uma das preocupações de meus pais era com minha saúde, pelo desgaste sofrido com as noites seguidas de sono perdido, sem a necessária reposição no dia seguinte. Após cada baile, quando chegava em casa eu dormia até a tarde do dia seguinte, sendo acordado algumas vezes para me alimentar. 

Quando acordava, começava imediatamente a trabalhar para o próximo baile, revisando todos os cabos, plugs e demais acessórios que pudessem ter sido danificados. Volta e meia eu tinha que fazer algum conserto, para deixar novamente tudo em ordem. O Sérgio quase sempre me ajudava nessa tarefa.

Ao final dessa temporada toda a equipe do Big Brasa, inclusive bigus e motoristas, chegou a faturar uma quantia significativa para nossos padrões, bem acima da média, valendo a pena o esforço. Tivemos um fim de ano extremamente movimentado, onde todo mundo participou de forma plena, de modo a poder cumprir todos os nossos compromissos e receber uma recompensa merecida!   


João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!