quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vestuário – um grupo elegante


Vestuário – um grupo elegante


No princípio, por orientação do meu pai, bem acolhida por todos, o Big Brasa usava fardamentos, isto é, mantinha grupos de roupas que às vezes substituía durante as próprias festas. Houve uma noite, em Umirim, que o Conjunto mudou de roupa quatro vezes, impressionando a todos os presentes. Isso contribuiu para formar uma falsa idéia, também em Fortaleza, de que o conjunto era composto por pessoas ricas.
O Big Brasa procurava acompanhar a moda jovem. Se era camisa de gola-rolê, tudo bem, malha, calça estreita, cabelos longos, tudo. As calças “Lee” e os tênis também faziam parte efetivamente de nosso guarda-roupa. Fazíamos questão, além de ensaiar bastante para fazer o melhor, procurávamos também manter boa aparência, pois isso para nós era fundamental.
O Mestre Alberto não gostava de barba malfeita ou por fazer, ou então cabelo grande. Segundo ele, dava um aspecto de sujeira e não era legal. No começo do conjunto, quando ainda nos acompanhava, pediu para o Lucius tirar sua barba, que estava grande. O Lucius, com muito respeito, educação e diplomacia, qualidades que sempre possuiu, disse-lhe que iria satisfazer a sua vontade, mas que aquilo não tinha nada a ver. Hoje em dia o Mestre Alberto reconhece que estava errado e aquilo “não tinha nada a ver” realmente.
Houve o tempo, pelos anos 69, 70 e 71, das calças boca-de-sino. Era moda total e quem não as usasse não estava com nada. Nas calças “Lee”, que foram os primeiros jeans a surgir, nós tínhamos que arranjar umas tiras e mandar emendar na parte de baixo para alargá-las e assim poder ficar “na crista da onda”.
Na coluna do jornal O Estado, intitulada “Alta Roda”, o seguinte comentário sobre o Conjunto: “O Big Brasa, aqui da terra, talvez seja o único conjunto que não aderiu à moda cabeluda. Seus componentes se apresentam elegantemente com cabelos cortados à la homens sérios!”.
Nos bailes de 15 Anos e nos de Formatura, bem como em outras funções mais especiais, usávamos terno e gravata ou blazers. O Big Brasa sempre se portou adequadamente no que se refere ao visual.


João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!