quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os principais conjuntos musicais de Fortaleza


Os principais conjuntos musicais
de Fortaleza


 
Durante os chamados “Anos Dourados”, Fortaleza chegou a ter um número muito grande de conjuntos musicais. A febre do iê-iê-iê incentivava praticamente toda a juventude e assim houve uma proliferação desses grupos. Quase uma centena deles. Entretanto, como em toda arte, a qualidade prevalecia sobre a quantidade, e apenas alguns deles sobreviveram por mais tempo.
Dentre os melhores e mais conhecidos conjuntos musicais desse período, estavam: Alberto Mota, Big Brasa, Brasa Seis, Ivanildo e seu conjunto, Os Belgas, The Crazy, The Dangerous, Os Desafinados, Os Dissonantes, Os Faraós, Os Milionários, Os Quem, Os Rataplans, Os Tremendões e Paulo de Tarso e seu Conjunto. Esses grupos musicais efetivamente marcaram época em Fortaleza e no interior cearense, atuando com destaque em seus melhores clubes. 
 
"Os Rataplans"
Especial registro quanto ao conjunto “Os Rataplans”, de meus amigos César Barreto e Barretinho, que teve sua formação oficial a partir de 1966 e que muito nos inspirou no início do Big Brasa. Vale destacar, de modo especial, suas primeiras guitarras, de fabricação caseira, confeccionadas pelo Adilson e que nós também chegamos a utilizá-las por um bom período. Os Rataplans participaram do primeiro aniversário do Big Brasa, apresentando-se de forma brilhante, com todo o malabarismo e animação de seu baterista Camelo e o pesadíssimo som tirado pelo Barretinho, César e Adilson.

"Os Belgas"
Por outro lado é imprescindível também destacar o conjunto musical “Os Belgas”, que fez muito sucesso em Fortaleza nos Anos Dourados. Formado pelo Eudes, Edson, Ricardo e Júlio, era possuidor de um vocal muito afinado e de ótimos instrumentistas, além de ser muito bem ensaiado e possuir um excelente repertório. Minha homenagem especial ao amigo Júlio, exímio guitarrista-solo do conjunto, e também  apreciador incondicional dos Beatles, como eu.


João Ribeiro da Silva Neto
Trecho do livro "O Big Brasa e Minha Vida Musical (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!