quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os ensaios do Big Brasa – sempre no “Quartel General”


Os ensaios do Big Brasa – sempre no
“Quartel General”


Durante os ensaios, quando esses se realizavam na garagem de nossa casa, o pessoal que passava na rua sempre parava para olhar. Hoje, passados 30 anos, de vez em quando algumas pessoas ainda associam e fazem referências ao endereço, dizendo:
- É ali, perto do Big Brasa?
 
Muitas vezes passávamos dias inteiros plenamente envolvidos com a música. Consequentemente toda a alimentação do pessoal ficava por conta de meus pais. Naquele tempo eu não percebia nada disso. Não porque não me importasse, mas com certeza pela falta de experiência, natural da juventude. Nunca tinha pelo menos imaginado o custo de um dia de ensaio para todo mundo, em se tratando de alimentação e trabalho por parte de todos aqueles que se envolviam, particularmente de minha mãe, que se preocupava para não faltar nada para o grupo. Somente alguns anos depois é que descobri que tudo aquilo devia pesar no orçamento de meus pais, além de ser trabalhoso, pois envolvia a participação direta e indireta de todos de casa, no desejo de atender bem e de que o conjunto se firmasse.

Um detalhe importante, merecedor de registro, é o fato de que os meus pais preferiam que a turma toda se reunisse em nossa casa, nos cafés das manhãs, depois das viagens, objetivando manter a unidade do grupo. Muitas e muitas vezes chegamos de viagem e a mesa estava pronta, com café, pão, bolos, suco de frutas e tudo mais que a mamãe conseguisse preparar. Tal fato pode hoje ser analisado por dois aspectos: o da segurança, se é que eles queriam observar como o pessoal tinha retornado; e também o de proporcionar uma reposição de energia necessária a jovens de nossa idade, em vista do sacrifício de uma noite inteira sem dormir e com alimentação muitas vezes precária.


João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!