quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As notas de imprensa sobre o Big Brasa


As notas de imprensa sobre o Big Brasa


Graças à providência de minha mãe, temos recordações dos bons tempos do Big Brasa através de notas publicadas na imprensa. Com muito gosto, ela recortava as notas e as guardava cuidadosamente para montar um álbum. Essas recordações possuem um valor inestimável para todos aqueles que efetivamente participaram dos Anos Dourados e, de modo especial, do Big Brasa. Foram dezenas de notas publicadas na imprensa local sobre o Conjunto Big Brasa, das quais muitas encontram-se no álbum do Conjunto, como recordação.

- “Big Brasa, excelente conjunto musical dirigido por um Joseense”

Esta foi manchete de uma nota publicada em um jornal de São José dos Campos, São Paulo, pelo jornalista Vantuílde José Brandão, que visitou Fortaleza em 1969. Esse jornalista fala de sua amizade com meu pai, durante os vinte anos que morou em São Paulo e destaca que dois participantes do Big Brasa são “filhos da terra”, os seja, joseenses.

Depois de algumas considerações sobre a composição do Big Brasa, diz que “Fortaleza é uma capital de um milhão de habitantes e que possui mais de cem conjuntos musicais, que atuam em seus clubes. Pois bem, “Big Brasa” é considerado um dos melhores. O simpático conjunto atua nos principais clubes de Fortaleza e já percorreu as principais cidades do Ceará e de outros Estados. Alcançou pleno sucesso em Teresina, no Piauí e São Luís, no Maranhão”.    

- “Big Brasa retorna quente de São Luís: Música Jovem”

Diz a publicação: “O conjunto musical Big Brasa, um dos papas do iê-iê-iê, depois de vitoriosa excursão a São Luís do Maranhão, retorna a Fortaleza para animar as festas da gente jovem. Conjunto agressivamente musical e de excelente qualidade musical, o Big Brasa tem uma característica moderna, tocando o ritmo do iê-iê-iê, em suas diversas modalidades, como os sambas modernos ou a bossa-nova, dentro do melhor estilo de Vinícius de Morais, de Tom Jobim e ainda da música de protesto de Edu Lobo ou ainda de Gilberto Gil. Na capital Timbira atuou nos melhores clubes, lavrando magníficos tentos”.

- Big Brasa em Teresina

Nota de um jornal de Teresina:

- “Registramos a presença em nossa capital do Conjunto Musical Big Brasa, radicado em Fortaleza, onde faz muito sucesso. São seus integrantes Marcos Oriá, João Dummar Filho, João Ribeiro e Carlomagno Lima (guitarristas), Severino Tavares (baterista) e Getúlio Ribeiro (mascote). Esses rapazes são todos pré-universitários e aqui estão hospedados na residência do Professor Raldir Bastos. Boas vindas, rapazes !”


João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem no Blog e participe desta época inesquecível dos Anos 60 e Jovem Guarda!